Veja como usar o Instagram para alavancar vendas da sua empresa

Com cerca  de 35 milhões de brasileiros ativos por mês, a rede social de compartilhamento de foto e vídeo Instagram tem sido cada vez mais utilizada por empresas que desejam alavancar seus negócios. A rede permite que os empreendedores divulguem produtos, atraia clientes para lojas físicas, acompanhe as críticas e sugestões do público de forma mais precisa e pode aumentar as  vendas em até 48,5%, segundo levantamento da Rock Content, líder em marketing de conteúdo da plataforma no Brasil.

De acordo com o Social Midia Trends 2017, pesquisa anual sobre as diferentes formas de utilização das redes sociais, 63,3% das empresas nacionais utilizam o Instagram como principal rede de divulgação de seus negócios.

“A rede social para empreendedores não é só  um espaço de promoção, é principalmente um local de engajamento com o público por meio  da produção de conteúdos que se relacionam com perfil da empresa. Dicas de como usar o produto, receitas e tutoriais são algumas das formas utilizadas para interagir com os usuários”, afirma a gerente adjunta da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-BA, Alessandra Giovana.

Entre as principais estratégias das empresas está a utilização dos posts promocionais, uma ferramenta paga que faz com que os conteúdos alcancem um número maior de pessoas, inclusive aquelas que ainda não seguem a empresa.

“O Instagram é uma rede predominantemente visual, e é isso que a torna tão atrativa. As pessoas gostam de ver com seus próprios olhos.  Para dar certo, é necessário ter estratégia, postar conteúdos atrativos e não apenas ficar divulgando o que a empresa vende”, explica o gerente de marketing em redes sociais da Rock Conten, Vinicius Faria.

O especialista também ressalta que abrir um perfil comercial no Instagram requer estudo do público-alvo do negócio, para compreender o tipo de postagem e linguagem que devem ser utilizados. Além disso, possuir equipamentos de fotografia, como câmera, iluminação e programas de edição, é determinante para gerar imagens com boa qualidade que surpreendam os seguidores.

A maior parte do público da brigaderia de Márcio chegou depois da criação de um perfil no Instagram (Foto: Divulgação)

Márcio Ventura, fotógrafo e proprietário da Mais Brigadeiro, localizada no Matatu, Centro de Salvador, revela que a maior parte da sua clientela apareceu depois da criação de um perfil no Instagram no qual investe R$ 700 por mês e que hoje conta com mais de 12 mil seguidores. “Trabalhar com culinária ajuda muito nisso, porque as pessoas amam ver vídeos e fotos de doces, mas minha principal estratégia foi mostrar meus produtos exatamente como eles são, as pessoas não se frustram quando chegam na loja”, esclareceu.

Riscos e Limitações

A utilização da rede social para os negócios, contudo, precisa de atenção. A visibilidade do produto ou serviço pode atrair, além de clientes, críticas e avaliações que potencialmente prejudiquem a imagem da empresa. Vinicius Faria alerta que a empresa precisa estar preparada para gerir crises desse tipo com humildade e prestar esclarecimentos dentro da própria rede. “Transforme o que seria um prejuízo em uma oportunidade de vender sua imagem através de boas ações”,  destacou.

Ainda segundo Vinicius, as informações cedidas pelo Instagram sobre alcance, recepção e impacto de cada uma das postagens ainda são muito limitadas e isso dificulta na hora de saber se a estratégia está dando certo ou não. Como solução, ele indica a utilização de ferramentas  baixadas separadamente do aplicativo (veja abaixo).

Impulsione seu perfil

Hashtags: Hashtags populares farão com que seus posts apareçam entre os primeiros resultados nas buscas relacionadas ao seu setor.

Parcerias: Faça parcerias com marcas mais conhecidas ou influenciadores digitais para divulgar seu perfil.

Conteúdo: Não foque apenas em divulgar as ações promocionais do seu negócio. Invista em posts divertidos, com bom humor, informação e entretenimento.

Datas Especiais: Aproveite ocasiões como a do Dia dos Namorados e do São João para fazer campanhas temáticas.

Sorteios: Promova sorteios entre os seguidores, estabeleça como requisito marcação de outros amigos e curtidas nas redes sociais.

Comentários: Sempre responda o máximo possível de comentários dos clientes. Assim, eles farão questão de continuar interagindo na rede.

Frequência: Crie um cronograma de postagens para marcar presença no feed dos clientes para ser lembrado.

Ferramentas para  páginas comerciais

Instamizer: Permite que você agende postagens automáticas, edite fotos e gerencie várias contas da rede social ao mesmo tempo.

Instaorders: Transforma seu perfil em uma loja online, com etiquetas de preço e direcionamento para página de pagamento.

Overgram: Cria conteúdos visuais diferenciados, com utilização de textos, filtros e ferramentas de edição.

Flipagram: Cria pequenos vídeos de 15 ou 30 segundos, reunindo suas postagens mais populares.

Followers Insight: Permite que você conheça que tipo de conteúdo seus seguidores mais gostam.

Iconosquare: Informa sobre o alcance dos posts, aumentos e quedas diárias.