Segunda-feira, 9 de outubro de 2017 – Boa noite! Aqui estão as principais notícias para você terminar o dia bem-informado

Algo de diferente no espírito do brasileiro? Uma pesquisa mostra que o Brasil como o país onde é maior a taxa dos que acreditam que pessoas comuns podem fazer a diferença no combate à corrupção. E o índice de pessoas que admitem pagar propinas para ter acesso a serviços públicos é um dos menores na América Latina e Caribe. Novos ventos depois de tantas tempestades e turbulências? É sempre prudente esperar mais tempo para comemorar.

Corrupção do dia a dia

Um pesquisa da Transparência Internacional mostrou que 11% dos brasileiros assumiram pagar propina para ter acesso a serviços públicos, como saúde, educação, serviço de polícia ou emissão de documentos. É o segundo menor índice da América Latina e Caribe. No México, 51% dos entrevistados admitiram pagamento de propina; na Argentina, esse número foi de 16%. Confira mais detalhes.

Quase 80% dos brasileiros acham que corrupção aumentou, diz a Transparência Internacional

Quase 80% dos brasileiros acham que corrupção aumentou, diz a Transparência Internacional

Denúncia contra Temer

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, disse que ainda não concluiu o parecer e que só irá entregá-lo à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) amanhã à tarde. Cabe ao relator recomendar a continuidade ou a rejeição das acusações. Ele explicou que ainda não chegou a uma conclusão sobre como será o seu voto.

Recibos de Lula

O juiz federal Sérgio Moro determinou que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esclareça se possui os originais dos recibos que comprovam o pagamento de aluguéis de um apartamento vizinho ao que o petista mora, em São Bernardo do Campo. Alguns dos recibos apresentados pela defesa do ex-presidente possuem erros de grafia semelhantes, além de datas que não constam no calendário.

Nuzman segue preso

Foi decretada a prisão preventiva de Carlos Arthur Nuzman, presidente afastado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ele está preso desde quinta (5) e o prazo para a prisão temporária, de cinco dias, terminaria nesta segunda. Agora, a detenção se dá por tempo indeterminado. Segundos os investigadores, Nuzman e seu braço-direito intermediaram o pagamento de propinas para que o Rio fosse escolhido a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Americano ganha Nobel por estudo de economia comportamental

Americano ganha Nobel por estudo de economia comportamental

Restituição do IR e boletos

Duas informações sobre o dia a dia do seu dinheiro. A primeira é que a Receita Federal liberou as consultas ao 5º lote do Imposto de Renda 2017. Os depósitos serão feitos em 16 de outubro. Ao todo, serão pagos R$ 3 bilhões para 2.420.458 contribuintes. E a permissão para pagar boleto vencido abaixo de R$ 2 mil em qualquer banco, uma facilidade para a rotina e que entraria em vigor hoje, foi adiada para 2018.

Golpe no WhatsApp

Circula no WhatsApp um golpe que promete informar aos internautas se eles estariam aptos a receber um “14º salário” oferecido pelo governo federal a quem aniversaria entre janeiro e junho, disse empresa de segurança brasileira PSafe. Caso caia no golpe, a vítima poderá acabar cadastrada em serviços de SMS Premium, que aumentam a conta do telefone ou utilizam créditos pré-pagos. Veja mais detalhes.

  Golpe utiliza nome e marca da Caixa Econômica Federal (Foto: Reprodução/PSafe)

Golpe utiliza nome e marca da Caixa Econômica Federal (Foto: Reprodução/PSafe)

Curtas e rápidas