Quarta-feira, 30 de agosto Bom dia! Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado.

Dez horas de sessão, 10 minutos de confusão e nada resolvido. O Congresso só deve concluir hoje a análise dos vetos de Temer para liberar a pauta e poder votar a proposta que aumenta o teto do rombo nas contas públicas. Uma das prioridades do governo, o projeto que permite um déficit de R$ 159 bilhões neste ano e no próximo já passou pela comissão de orçamento no fim da noite de ontem, e agora depende desse desembaraço para ir à plenário. Investe na poupança? O G1 explica que a caderneta deve render menos a partir de setembro. Nos Estados Unidos, o furacão Harvey volta a atingir o Texas em cheio.

Rombo aprovado

A comissão do orçamento no Congresso aprovou no fim da noite o projeto que prevê um rombo de R$ 159 bilhões nas contas do governo. Com isso, a proposta de revisão das metas fiscais de 2017 e 2018 já pode seguir para o plenário.

Mas antes disso…

Deputados e senadores precisam concluir a votação de 18 vetos presidenciais e liberar a pauta do Congresso. Somente 8 desses vetos foram analisados durante uma sessão com cerca de 10 horas, e que chegou a ser suspensa por dez minutos depois que um grupo de deputados da oposição cercou a mesa da presidência.

Novo Refis

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve editar hoje o novo programa de renegociação de dívidas, desde que haja um acordo entre o governo e o Congresso sobre o prazo de adesão. Pela regra vigente, o prazo termina amanhã (31), mas o governo já decidiu estender a data-limite.

Reforma política

O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), decidiu que a Casa não votaria ontem nenhum texto sobre reforma política e afirmou que hoje pode ser analisado o projeto que prevê uma cláusula de barreira e o fim das coligações partidárias.

Seguro-desemprego

   (Foto: Osvaldo Cornetti/Fotos Públicas)

(Foto: Osvaldo Cornetti/Fotos Públicas)

Poupança menor

   (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima)

(Foto: Reprodução/Rede Amazônica Roraima)

Os depósitos em poupança feitos a partir de maio de 2012 podem passar a ter rendimento menor a partir de 7 de setembro se a expectativa do mercado financeiro se confirmar e o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduzir os juros abaixo de 8,5% em sua próxima reunião, na semana que vem. O G1 explica.

  • BC divulga o fluxo cambial no acumulado de agosto
  • Presidente do BC, Ilan Goldfajn, lança campanha para incentivar a circulação de moedas

Exploração na Amazônia

O Ministério Público Federal vai pedir novamente a suspensão do decreto que extingue uma reserva de minérios na Amazônia.

G1 no Haiti

   (Foto: : UN/MINUSTAH/Jesús Serrano Redondo)

(Foto: : UN/MINUSTAH/Jesús Serrano Redondo)

Está chegando ao fim a participação dos militares brasileiros na missão Minustah, no Haiti, que já dura 13 anos. O G1 está lá e acompanha a saída do Exército da missão de paz.

Furacão nos EUA

  Um homem e seu cão são resgatados de uma área atingida por inundações causadas pela tempestade tropical Harvey (Foto: Reuters/Rick Wilking)

Um homem e seu cão são resgatados de uma área atingida por inundações causadas pela tempestade tropical Harvey (Foto: Reuters/Rick Wilking)

A tormenta Harvey segue castigando o Texas, que está parcialmente submerso. A situação pode piorar nos próximos dias. Houston, cidade mais afetada, está em toque de recolher. O G1 acompanha em tempo real.

TCU

Processo que julga a responsabilização por prejuízos causados com a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras está na pauta do Tribunal de Contas da União (TCU).

Curtas e Rápidas

Previsão do tempo

Tempo segue firme e seco na maior parte do território nacional. Pancadas de chuva isoladas devem ocorrer no Norte, e deve chover fraco e fazer frio no extremo Sul. Veja as temperaturas nas capitais.

Futebol

  • 19h30: Internacional-RS x Atlético-MG
  • 19h30: Londrina x Fluminense
  • 21h45: Cruzeiro x Grêmio
  • 21h45: Flamengo x Paraná

Hoje é dia de…

  • Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla