Fique sabendo…

Alagoinhas:

Prefeitura investe R$ 77 mil em antena de telefonia que beneficiará moradores de Boa União

Atendendo a uma antiga demanda da população, a Prefeitura finalizou a instalação de uma antena de telefonia que passa a viabilizar cobertura de sinal de celular para a região de Boa União, na zona rural de Alagoinhas. Com o novo equipamento, cerca de 8 mil moradores da localidade agora tem acesso à cobertura da operadoras Vivo e Tim.
“Era uma necessidade antiga dessa população, pois aqui não havia sinal de celular, coisa que prejudicava bastante a comunicação dos moradores. Existia uma expectativa muito grande pela chegada desse importante equipamento e agora conseguimos trazer”, explicou o prefeito Joaquim Neto.
Para a instalação da antena a prefeitura aportou um investimento total de R$ 77.920, as obras tiveram início em março deste ano e foram concluídas no último mês. O diálogo entre a prefeitura e população foi intermediado pelo vereado Cleto da Banana. Além do núcleo urbano de Boa União, a frequência da antena também alcança comunidades próximas como o Oiteiro e Cangula.
Fonte: SECOM PMA

SESAB habilita serviços de Alta Complexidade em Neurocirurgia no Hospital Regional Dantas Bião

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, aprovou na terça-feira (17) a desabilitação dos serviços de alta complexidade em neurocirurgia de três hospitais de Salvador: Sarah, São Rafael e Santo Antônio. Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a decisão foi tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fórum de negociação entre gestores do estado e municípios, na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foi publicada também a habilitação de serviços de alta complexidade em neurocirurgia no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, Hospital Regional Doutor Mário Sobrino, em Irecê, e Hospital Regional de Guanambi.
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) ainda habilitou os Serviços de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), como Centro de Referência de Alta Complexidade em Neurologia, em Salvador.
Fonte: Bahia Notícias

Alagoinhas e Jacobina recebem programa “Zero Morte Materna por Hemorragia”

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) leva, neste mês, o programa “Zero Morte Materna por Hemorragia” aos municípios de Alagoinhas e Jacobina. As oficinas, que são realizadas em parceria com o Ministério da Saúde, busca a formação de multiplicadores regionais no manejo das hemorragias, bem como no uso do traje antichoque.  Em Alagoinhas, a ação acontece nesta terça (17) e quarta-feira (18). Nos dias 24 e 25, a oficina chega a Jacobina. Ao todo serão contemplados 62 municípios das regiões de saúde de Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Barreiras e Alagoinhas, além da capital Salvador. A estimativa é contemplar cerca de 200 profissionais entre médicos e enfermeiros obstetras, de 70 unidades hospitalares e maternidades da rede SUS Bahia. De acordo com a Sesab, a ação impactará na melhoria da atenção à saúde materna no estado e na redução da mortalidade materna por hemorragia.
Fonte: Bahia Notícias