Feirão Limpa Nome da Serasa: mais de 2 milhões buscam informações no 1º dia para renegociar dívidas

No primeiro dia do Feirão Limpa Nome da Serasa, 2,2 milhões de consumidores acessaram o site do programa para buscar informações sobre renegociação de dívidas. O feirão começou na última segunda-feira (6) e vai até o dia 30 de novembro.

A edição deste ano oferece apenas a versão online do feirão. Para renegociar suas dívidas, as pessoas com pagamentos em atraso devem acessar o site do Serasa Consumidor.

No dia de estreia do feirão, os consumidores enfrentaram dificuldades para acessar o site. Segundo a Serasa Experian, o problema aconteceu pela grande quantidade de pessoas tentando abrir o endereço.

As mulheres foram maioria entre as pessoas que procuraram o site do feirão no primeiro dia do programa, com 55% dos acessos. Os mais jovens também predominaram, com 43% dos acessos sendo feitos por pessoas com idade entre 25 e 34 anos. Já os consumidores de 35 a 44 anos representaram 24% dos acessos.

Feirão Lima Nome da Serasa tem somente versão online neste ano, e vai até o dia 30 de novembro. (Foto: André Paixão/G1)

Feirão Limpa Nome da Serasa tem somente versão online neste ano, e vai até o dia 30 de novembro. (Foto: André Paixão/G1)

Como pagar as contas

Veja abaixo 3 dicas para consumidores com o nome negativado conseguirem sair do vermelho e manter as contas em dia. Para elaborá-las, o G1 ouviu Paulo Azevedo, professor de estratégia financeira do Ibmec SP, e Bernardo Pascowich, fundador do buscador de investimentos Yubb.

1. Faça um diagnóstico do seu orçamento

Para saber quais gastos é possível cortar para enxugar o orçamento, o consumidor deve conhecer suas despesas. A dica parece óbvia, mas os especialistas comentam que muitas pessoas não conhecem os gargalos do orçamento com muita precisão.

Mais de 60 milhões de inadimplentes têm a chance de renegociar as dívidas

Mais de 60 milhões de inadimplentes têm a chance de renegociar as dívidas

Os consumidores poderão renegociar suas dívidas diretamente com as empresas credoras que estiverem participando. Para fazer isso, é preciso se cadastrar no site do Feirão da Serasa. Quem não sabe se está com o nome sujo pode fazer uma consulta gratuita para verificar se há pendências no CPF.

Para renegociar sua dívida no feirão, o consumidor inadimplente deve verificar se a empresa para a qual está devendo está participando do programa. Segundo a Serasa Experian, o feirão terá empresas de diversos segmentos, como bancos e financeiras, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito.

No feirão, as empresas irão oferecer descontos e mudanças nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas. A negociação será feita online, por e-mail ou chat, ou por telefone. Algumas empresas já terão ofertas preestabelecidas, disponibilizando simulação e boletos para a quitação de dívidas.